Menu fechado
ENERGIA SOLAR

O impacto ambiental e aumento do preço da energia gerados pelas estiagens e acionamento das termelétricas abrem espaço para uma nova solução: gerar energia solar em sua própria casa ou empresa.

 

1- Economia de até 95% na conta de energia elétrica

 

2- Retorno do investimento em até 8 anos

 

3- Painéis com eficiência de geração superior a 80% por mais de 20 anos

 

4- Placas fotovoltaicas podemos valorizar seu imóvel em até 8%

 

5- Independência dos aumentos tarifários na conta de energia

 

6- Energia sustentável, não poluente

 

7- Financiamento possível em diversas instituições

 

8- Gera energia mesmo em dias nublados

O que é energia fotovoltaica?

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre o material, os elétrons são postos em movimento, gerando eletricidade.

Como funciona

Fase 1

O painel solar gera a energia 

A célula fotovoltaica reage com a incidência da luz do sol produzindo energia elétrica. Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados ao inversor solar.


Fase 2

O inversor converte a energia solar e distribui para a sua casa ou empresa

A energia obtida pode ser usada em sua casa ou empresa para equipamentos como TV, computador, máquina de lavar e quaisquer outros eletrodomésticos.


Fase 3

O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos

A quantidade de energia produzida e não consumida pela sua demanda volta para a rede elétrica através do relógio de luz. Ela é transformada em créditos com a concessionária de distribuição da sua localidade, podendo ser utilizada à noite ou nos próximos meses.

Atenção

– O seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um novo relógio de luz chamado de “bidirecional” (capaz de medir entrada e saída de energia). Desta forma, ele será capaz de medir a energia que você consome da rede elétrica e aquela gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico.

– Os créditos são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico, você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nós próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e medido pela sua distribuidora de energia. Ao final do mês, você pode conferir em sua conta quanto de energia consumiu da rede e a quantidade que injetou nela. Se sua produção foi maior que o consumo, você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses.

– Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residencial, comercial ou industrial).

Manutenção do sistema de energia solar

A manutenção do sistema de energia solar é mínima, de baixo custo e não representa mais do que 1% por ano do investimento total no sistema.

Uma parte consiste em limpar as placas solares duas vezes por ano (ou quando o sistema apresentar uma queda na produção de energia). Esta limpeza é simples: basta passar um pano ou esguichar um pouco de água e a placa estará limpa.

A outra parte da manutenção é relacionada ao inversor solar que deve ter seu acompanhamento de desempenho realizado por uma equipe especializada.

Dúvidas frequentes sobre energia solar:

Para um sistema fotovoltaico padrão, você vai precisar de um Kit de energia solar residencial: painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (os materiais devem suportar sol e chuva por 25 anos) e alguns outros materiais elétricos que você pode encontrar em qualquer loja especializada.

Atenção: somente engenheiros e eletrotécnicos podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto à distribuidora para que você receba os seus créditos de energia.

Pelo contrário: muito baixa. Os painéis necessitam de uma limpeza básica com água a cada 6 meses (para lugares com pouca chuva e muita poluição). Para o inversor solar, será necessário substituir algumas peças depois de 5 ou 10 anos. O sistema de energia solar residencial é feito para durar 25 anos com manutenção mínima.

Os riscos são os mesmos de fazer qualquer manutenção no sistema elétrico de sua casa. Se acompanhado adequadamente, o risco é muito baixo. Escolha bem a empresa que vai instalar o sistema de energia solar na sua casa, evitando problemas.

Sim, em dois casos:

Caso 1: Se a instalação for na cobertura e existir espaço.
Caso 2: Se for pelo condomínio e a laje/telhado de cobertura for grande o suficiente.
A instalação em fachadas é possível, porém a um alto custo com baixa produção de energia. Em projetos arquitetônicos específicos, é possível. No entanto, não recomendamos a instalação em um apartamento normal dentro da cidade.

Sim. Se você tiver um sistema fotovoltaico conectado na rede elétrica, não haverá nenhum problema. Ele gera energia em paralelo com a rede da distribuidora. Assim, se a energia solar faltar, a rede compensa imediatamente.

Não, a não ser que você tenha baterias para guardar energia durante o dia. Por essa razão, os sistemas fotovoltaicos são conectados à rede residencial. Durante o dia, você gera energia elétrica solar além da que precisa e joga o excedente na rede da distribuidora. Durante a noite, essa energia adicional abate o seu consumo dos créditos de energia gerados durante o dia.

Não. Você sempre terá que pagar uma taxa mínima para ter a energia da distribuidora ligada na sua casa para quando você precisar.

Ele varia de 12kg/m² até 17kg/m²;

  • Para telhados revestidos com telha de barro, ele pesa cerca de 16kg/m².
  • Para telhados metálicos de telha trapezoidal ou telha zincada, o peso em média é de 13.5kg/m².
  • Para lajes de concreto, onde é necessário inclinar as placas de energia solar, ele pode chegar até 17kg/m².

Sim. Se você usar um sistema de fixação de boa qualidade, os painéis solares, o inversor e até mesmo algumas partes do sistema de fixação podem ser desafixadas e reaproveitadas em uma mudança.

IMPORTANTE: Embora o painel solar seja muito resistente, você não deve andar em cima das placas. Isso cria microfissuras nas células fotovoltaicas, que provavelmente terão um desempenho menor que o ideal.

As placas solares de qualidade possuem, em sua maioria, um vidro temperado de 3.2 mm à prova de granizo.

IMPORTANTE: Embora o painel solar seja muito resistente, você não deve andar em cima das placas. Isso cria microfissuras nas células fotovoltaicas, que provavelmente terão um desempenho menor que o ideal.

ORÇAMENTO

Solicite um orçamento sem compromisso.

SIMULADOR

Simule online e descubra de quanto será a sua economia.